GT´s

Grupos de Trabalhos (GT’s)


·                     GT 01 – Educação Inclusiva: Currículo, Formação e Trabalho Docente.


Compreende as relações que se produzem na escola com os saberes dos sujeitos envolvidos no processo educativo, saberes produzidos em outros espaços socioculturais, propiciando a (re)criação/(re)construção de novas concepções e práticas curriculares. Incide na compreensão do currículo como prática sócio-cultural e, nesse sentido, direciona-se também para a formação inicial e continuada de professores e suas relações com as pessoas com dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares, relacionadas às condições, disfunções, limitações, deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e sintomas de hiperatividade, impulsividade e atencionais, incluindo também, as altas habilidades.

·                     GT 02 – Educação, Políticas Públicas e Direitos Humanos.

Centra-se na avaliação de políticas públicas para a educação, explora as relações existentes e possíveis entre políticas públicas e direitos humanos; propõe debate sobre a história social e conceitual dos direitos humanos, com ênfase em estudos voltados para a sua construção e suas transformações na Contemporaneidade, observando como tais relações podem tanto se dar em políticas públicas, especificamente voltadas para a promoção, proteção ou reparação de direitos humanos, como em políticas públicas, que os tangenciam.


·                     GT 03 – Educação na Contemporaneidade: Corpo, Sexualidade, Gênero, Cultura, Arte, Religião, Relações Étnicas, Saúde e Movimentos Sociais.

Apresenta-se na dimensão cultural da educação, bem como a sua valorização e transformação como um dos instrumentos possíveis para a garantia de processos educativos formadores e práticas pedagógicas, as quais sejam condizentes com as demandas inerentes na/para a educação contemporânea, apontando subsídios para uma reflexão sobre o modelo de educação que está sendo produzido, tendo em vista a história e a importância das lutas sociais para a conquista de direitos e valorização de cada aspecto que contempla este eixo.

·                     GT 04 - Práticas Educacionais: aspectos psicopedagógicos, psicossociais e psicológicos.

A educação como um campo vital para a promoção da saúde, construtora de práticas voltadas para a interlocução com outras áreas de conhecimento, articulando com outras competências uma ética de transformação social, indicando os diversos ângulos de uma pluralidade de vozes e estilos que compõem o espaço educacional.