Normas de Trabalhos
· Todo trabalho a ser enviado deve ser digitado de acordo
com os modelos disponíveis para cada Comunicação, conforme os critérios abaixo:
I. INFORMAÇÕES
GERAIS
As apresentações
dos resumos de pesquisa e relatos de experiências ocorrerão no prédio da
Universidade e serão organizadas de acordo com os GT’s. As salas serão
divulgadas posteriormente, via e-mail e no blog do evento.
II. PARTICIPANTES:
RESUMO
EXPANDIDO:
Podem inscrever trabalhos nesta modalidade alunos de
graduação e pós-graduação, que estejam devidamente
matriculados, profissionais de educação e afins que
estejam desenvolvendo ou já tenham desenvolvido atividade de pesquisa em
suas instituições de ensino superior e acompanhados pelo orientador(a) nas áreas dos GT’s.
RELATO DE EXPERIÊNCIA:
Podem
inscrever trabalhos nesta modalidade alunos
de graduação e pós-graduação, que estejam devidamente matriculados, profissionais de educação e afins que desenvolvem
e/ou desenvolveram práticas pedagógicas, psicopedagógicas, e/ou de caráter
educativo e social nas áreas dos GT’s.
III. INSCRIÇÕES
As
inscrições devem ser realizadas pelo blog destacando a escolha do GT e o
assunto do encaminhamento deve conter a expressão:
• Se for Resumo expandido: “Resumo Expandido”
• Se for Relato de Experiência: “Relato de
Experiência”
IV. NORMAS TÉCNICAS
RESUMO EXPANDIDO:
Antes de acessar o site para a inscrição, elabore seu resumo expandido
no Word, em página A4, fonte Arial 12. Assegure-se que o documento completo,
com inserção de figuras, imagens, fórmulas, ilustrações, gráficos ou tabelas,
se for o caso, não ultrapasse 5 (cinco) páginas (mesmo não tendo
alcançado o limite máximo de caracteres).
Os trabalhos deverão apresentar rigor
teórico-metodológico e atender as normas abaixo:
I. Possuir de 8 mil caracteres (mínimo 3 laudas), a 21 mil caracteres
(máximo 5 Laudas);
II. Ser digitado em página formato A4, com margens superior e esquerda de
3cm e inferior e direita com 2cm; fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento
simples, com uma linha entre parágrafos sem recuo. Veja o modelo no
final desta norma;
III. Resumos com tabelas, gráficos,
fotos, imagens de qualquer gênero deverão inserir no formato de imagem,
extensão do arquivo .jpg ou .jpeg, tamanho máximo de cada arquivo de 5Mb;
IV. Para facilitar o processo de inscrição, o texto deverá ser previamente
digitado em word, contendo:
1.
Título
e Referência do Título
2. Autores e Referência
de Cada Autor
·
Serão
aceitos no máximo 02 (dois) Autores.
CORPO DO RESUMO:
1. Introdução – deve ser breve e justificar o problema estudado
de forma clara. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho
realizado.
2. Metodologia – Deve conter as referências da metodologia de
estudo e/ou análises empregadas e contemplar as exigências dos preceitos éticos
do estudo.
3. Resultados e Discussão – deve conter os dados obtidos e deve
estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa,
indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. Serão aceitos
resumos com tabelas, gráficos, fotos. (Aqui se concentra a maior parte do
texto).
4. Conclusões – resultados do trabalho descrito no resumo
expandido.
5. Palavras-chave – inclua de três a cinco expressões,
relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”, e que não
devem estar presentes no Título.
6. Agradecimentos – (Item opcional) – destinado a
informar agências financiadores, instituições apoiadoras e colaboradores.
7. Referências – deverá ser listada apenas a
bibliografia citada no texto, de acordo com as normas da ABNT. Baixe aqui o MODELO PARA RESUMO EXPANDIDO