Resumo Expandido


Normas de Trabalhos


· Todo trabalho a ser enviado deve ser digitado de acordo com os modelos disponíveis para cada Comunicação, conforme os critérios abaixo:



I. INFORMAÇÕES GERAIS
As apresentações dos resumos de pesquisa e relatos de experiências ocorrerão no prédio da Universidade e serão organizadas de acordo com os GT’s. As salas serão divulgadas posteriormente, via e-mail e no blog do evento.

II. PARTICIPANTES:

RESUMO EXPANDIDO:
Podem inscrever trabalhos nesta modalidade alunos de graduação e pós-graduação, que estejam devidamente matriculados, profissionais de educação e afins que estejam desenvolvendo ou já tenham desenvolvido atividade de pesquisa em suas instituições de ensino superior e acompanhados pelo orientador(a) nas áreas dos GT’s.

RELATO DE EXPERIÊNCIA:
Podem inscrever trabalhos nesta modalidade alunos de graduação e pós-graduação, que estejam devidamente matriculados, profissionais de educação e afins que desenvolvem e/ou desenvolveram práticas pedagógicas, psicopedagógicas, e/ou de caráter educativo e social nas áreas dos GT’s.


III. INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser realizadas pelo blog destacando a escolha do GT e o assunto do encaminhamento deve conter a expressão:

• Se for Resumo expandido: “Resumo Expandido”
• Se for Relato de Experiência: “Relato de Experiência”
IV. NORMAS TÉCNICAS


RESUMO EXPANDIDO:

Antes de acessar o site para a inscrição, elabore seu resumo expandido no Word, em página A4, fonte Arial 12. Assegure-se que o documento completo, com inserção de figuras, imagens, fórmulas, ilustrações, gráficos ou tabelas, se for o caso, não ultrapasse 5 (cinco) páginas (mesmo não tendo alcançado o limite máximo de caracteres).
Os trabalhos deverão apresentar rigor teórico-metodológico e atender as normas abaixo:
I. Possuir de 8 mil caracteres (mínimo 3 laudas), a 21 mil caracteres (máximo 5 Laudas);
II. Ser digitado em página formato A4, com margens superior e esquerda de 3cm e inferior e direita com 2cm; fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento simples, com uma linha entre parágrafos sem recuo. Veja o modelo no final desta norma;
III.  Resumos com tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero deverão inserir no formato de imagem, extensão do arquivo .jpg ou .jpeg, tamanho máximo de cada arquivo de 5Mb;
IV. Para facilitar o processo de inscrição, o texto deverá ser previamente digitado em word, contendo:
1.    Título e Referência do Título
       2. Autores e Referência de Cada Autor
·         Serão aceitos no máximo 02 (dois) Autores.
CORPO DO RESUMO:
1. Introdução – deve ser breve e justificar o problema estudado de forma clara. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.
2. Metodologia – Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises empregadas e contemplar as exigências dos preceitos éticos do estudo.
3. Resultados e Discussão – deve conter os dados obtidos e deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. Serão aceitos resumos com tabelas, gráficos, fotos. (Aqui se concentra a maior parte do texto).
4. Conclusões – resultados do trabalho descrito no resumo expandido.
5. Palavras-chave – inclua de três a cinco expressões, relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”, e que não devem estar presentes no Título.
6. Agradecimentos – (Item opcional) – destinado a informar agências financiadores, instituições apoiadoras e colaboradores.
7. Referências – deverá ser listada apenas a bibliografia citada no texto, de acordo com as normas da ABNT. 

Baixe aqui MODELO PARA RESUMO EXPANDIDO